Artigos Organizadas Brasil
Artigos sobre o mundo das Torcidas OrganizadasACUSAÇÕES CRIMINOSAS
Por: Vanderlei de Lima
23/06/2018
Depois de colocar, novamente, em funcionamento um grupo de torcedores no zap, uma foto minha foi divulgada, em muitos grupos, com a acusação de que sou policial infiltrado para saber de torcidas.
A acusação é criminosa e infantil, porque só afirma, mas nada prova. Além do mais, alguns acusadores são tão corajosos que dizem isso e me tiram do grupo para que os demais integrantes não vejam minha tranquila, mas incômoda resposta: se você afirma que sou policial (uma profissão como tantas outras), prove com documentos! É simples. Nunca poderão provar, é óbvio.
Outros vão adiante e xingam ou ameaçam de morte. Será que não percebem que, assim, apenas prejudicam ainda mais o bom nome de sua própria torcida organizada? Não parecem fazer parte de diretoria, ser puxador, líder ou linha de frente. Se fizerem que respeito poderia querer uma torcida assim?
Ademais, toda acusação falsa é passível de reparação judicial. Se você – como a maioria dos verdadeiros torcedores organizados – viu essa acusação criminosa contra mim e é um homem de atitude, não se torne cúmplice dela. Divulgue esta Nota em seu zap, face, blog ou site.
Enquanto professor e pesquisador de torcidas, agradeço a todos e a cada um que me ajudou, ajuda e ajudará neste trabalho tão incompreendido por grande parte da sociedade, que é pesquisar torcidas organizadas. Obrigado e fique com Deus!
Para conversa séria sobre T.O., meu zap é: 19 995649949.
Vanderlei de Lima é professor, filósofo, com curso de Extensão em Direito e Punição pela PUC-Campinas, autor de livros sobre Organizadas e dirige a TOPPAZ, Torcida Organizada Pela Paz, [email protected].